sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Monitoramento Ambiental

A CGH Barra do Carneiro está em fase de Instalação e apresenta alguns programas ambientais na tentativa de amenizar e mitigar certos impactos ambientais que possam ocorrer durante a instalação do projeto;


Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental.

O Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental, justifica-se pela necessidade de divulgação das intervenções necessárias para a implantação do empreendimento















Programa de Monitoramento e Conservação da Fauna.

Este programa possibilitar a formação de um banco de dados sobre a fauna local, que permita o acompanhamento de sua evolução antes e após a implantação e operação do empreendimento, possibilitando definir medidas corretivas ou compensatórias.
                                 


Programa de Monitoramento e Conservação da Ictiofauna.


O objetivo deste programa é avaliar a diversidade da ictiofauna do Lajeado Carneiro, identificar suas características e avaliar as suas condições de adaptabilidade frente à modificação do ambiente aquático.

                                

Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais.

As atividades de monitoramento buscam acompanhar a evolução das alterações no sistema durante o desenvolvimento de todas as fases de implantação e operação da CGH. Para avaliar as variáveis físicas, químicas e biológicas da água foram estabelecidos 03 pontos de monitoramento, sendo estes a montante da captação de água, trecho de vazão reduzida e a jusante da casa de força.  
                               
Programa de Manejo e Conservação da Flora.


O plano tem como objetivo principal de compensar a redução de habitats decorrentes do desmatamento das áreas de influência direta do empreendimento, através da conservação da diversidade genética da flora local, propiciando a sua recuperação durante a fase de implantação da CGH e a manutenção do fluxo genético entre populações do entorno.
                                    


Programa de Supressão e Limpeza das Áreas.


O programa tem como finalidade programar e controlar aspectos técnicos da supressão de vegetação, sendo eles: área efetivamente necessária de corte, volumes retirados, métodos de corte, etc. O programa busca analisar todo o volume de madeira suprimido, sendo que o mesmo deve estar de acordo com o volume homologado na Autorização de Corte (AUC).




   


Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Recomposição da Faixa Ciliar.


O mesmo busca minimizar os efeitos negativos que possam vir a ocorrer com a implantação do empreendimento, sendo muito importante recuperar em as áreas no local do empreendimento as quais não serão mais utilizadas. Busca desenvolver na faixa ciliar atividades de recuperação ou adensamento, sendo estas de extrema importância para a minimização dos impactos causados ao meio ambiente e para atingir os objetivos deste programa.


Subprograma de Controle de Processos Erosivos


Durante o processo de implantação de um empreendimento, sabe-se que o uso do solo, tais como terraplanagens, criação de bota-fora, etc., geram instabilidade das encostas. As áreas críticas são identificadas, mapeadas, com o objetivo de prevenir possíveis escorregamentos, garantindo então maior estabilidade das áreas marginais.
   

Gestão de Resíduos Sólidos.


A implantação deste programa tem como objetivo gerenciar a disposição e destinação correta dos resíduos sólidos produzidos na implantação e operação da CGH Barra do Carneiro, sendo estes resíduos oriundos da produção de material de usinagem, construção, manutenção e operação do empreendimento.

   


Programa de Monitoramento e Controle de Macrófitas Aquáticas.

Este projeto tem como objetivo principal o acompanhamento e o controle da proliferação das macrófitas aquáticas, visando reduzir a possibilidade de comprometimento das águas, preservar as condições de segurança, impedir a formação de focos de proliferação de hospedeiros, vetores e agentes de doenças humanas, assegurar condições satisfatórias para o desenvolvimento equilibrado das comunidades planctônicas.
Programa Ambiental da Construção.


O Programa Ambiental da Construção busca estabelecer critérios e ações que assegurem o cumprimento da legislação aplicável, evitando danos ambientais às áreas de trabalho e seu entorno, sempre buscando promover medidas mitigadores, de controle e de recuperação.

                                    
As campanhas de monitoramento são trimestrais e com a obtenção de dados coletados a campo são apresentados relatórios semestrais e enviados ao órgão ambiental do estado de Santa Catarina.