sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Monitoramento da Flora

A supressão da vegetação foi realizada nas áreas diretamente afetadas (ADA) do empreendimento. Em relação a área alegada do reservatório a biomassa florestal tem uma influência direta na qualidade da água, sendo que a não retirada deste material ajudará na proliferação de plantas e a redução do oxigênio dissolvido.
A atividade de supressão de vegetação gera alguns impactos negativos, que podem ser mitigados através da obtenção de área de compensação. Um bom planejamento para se iniciar a supressão permite que ocorra uma fuga natural das espécies da fauna. 

A supressão de vegetação foi realizadas nos meses de Maio a Junho de 2015, para o inicio das obras. Foram encontradas madeiras lenhosa e não-lenhosa, classificados por toras ou material lenhoso.
Toda a retirada da vegetação foi acompanhada pela equipe ambiental (Engenheiros florestais e Biólogos).
SUPRESSÃO



EMPILHAMENTO




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Monitoramento da Fauna Terrestre

Muitas espécies de mamíferos, aves, anfíbios e répteis apresentam grande importância como bioindicadores de qualidade ambiental, algumas espécies atuam como dispersores de sementes, ambientes alterados e outros atuam como indicadores de qualidade hídrica.
O monitoramento da fauna tem como prioridade, proceder o acompanhamento e avaliações da diversidade e estrutura das comunidades de mamíferos, aves, anfíbios e répteis nos trechos de influência direta do CGH Barra do Carneiro durantes as fases de construção do empreendimento, de modo a contribuir com medidas voltadas à conservação da fauna local. 

Durante o mês de Setembro de 2015, foram realizados monitoramentos da fauna terrestre para identificar as espécies que estão presentes nas áreas de interferência da CGH Barra do Carneiro, localizada no Lajeado do Carneiro.
O contato com espécies foram registradas em varias formas: visualização, vestígios e vocalizações.

MASTOFAUNA


Vestígio de Capivara
Vestígio de Mão-Pelada


AVIFAUNA


Registro de Tucano-de-Bico-Verde 
Registro de Bem-ti-vi


HERPETOFAUNA

Registro de Sapo-Cururu
Registro de Sapo-Martelo





Monitoramento da Ictiofauna

As alterações na ictiofauna em locais alterados podem ser rápidas e evidentes enquanto que algumas podem ser observadas apenas algum tempo após a formação do reservatório. O monitoramento das espécies de ictiofauna em ambientes de reservatórios, são de fundamental importância pois, os resultados demonstra  se as  espécies estão sofrendo com as alterações que o rio vem sofrendo. Para que as comunidades da ictiofauna das áreas de interferencial da CGH Barra do Carneiro seja acompanhadas, são realizados monitoramentos constantes por equipes treinadas e especializadas.

Em Setembro de 2015, foram realizados monitoramentos da ictiofauna em três pontos amostrais do Lajeado do Carneiro (Montante da captação de água, Trecho de vazão reduzida e Casa de Força), As redes foram instalados no final da tarde e retirado ao amanhecer, as tarrafas foram utilizadas após a retirada das redes, os peixes coletados foram pesados, medidos e avaliados para serem soltos imediatamente em seus habitats naturais.

Foram registrados 5 espécies de peixes de pequeno porte, todos nativos e nenhuma das espécies estão na lista peixes ameaçados de extinção. As espécies foram 1 espécie de Jundiá, 2 de Lambari, 2 de peixe-cachorro.