quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Monitoramento da Ictiofauna

As alterações na ictiofauna em locais alterados podem ser rápidas e evidentes enquanto que algumas podem ser observadas apenas algum tempo após a formação do reservatório. O monitoramento das espécies de ictiofauna em ambientes de reservatórios, são de fundamental importância pois, os resultados demonstra  se as  espécies estão sofrendo com as alterações que o rio vem sofrendo. Para que as comunidades da ictiofauna das áreas de interferencial da CGH Barra do Carneiro seja acompanhadas, são realizados monitoramentos constantes por equipes treinadas e especializadas.

Em Setembro de 2015, foram realizados monitoramentos da ictiofauna em três pontos amostrais do Lajeado do Carneiro (Montante da captação de água, Trecho de vazão reduzida e Casa de Força), As redes foram instalados no final da tarde e retirado ao amanhecer, as tarrafas foram utilizadas após a retirada das redes, os peixes coletados foram pesados, medidos e avaliados para serem soltos imediatamente em seus habitats naturais.

Foram registrados 5 espécies de peixes de pequeno porte, todos nativos e nenhuma das espécies estão na lista peixes ameaçados de extinção. As espécies foram 1 espécie de Jundiá, 2 de Lambari, 2 de peixe-cachorro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário